psicoterapia terapia-online
SOMOS ESPECIALISTAS EM
PSICOTERAPIA / TERAPIA ONLINE
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.
Lorem ipsum dolor sit amet, consectetur adipiscing elit.

O que é Psicoterapia Online  ? Qual é sua diferença para a Psicoterapia tradicional ?   Como funciona e quais as vantagens?

 Gostaria de começar explicando,  o que é fazer psicoterapia?   Presencial ou Online, o processo de psicoterapia é um espaço,  onde paciente  e o profissional,  se debruçam sobre sua história, repleta de experiências que podem ter lhe trazido dores, sofrimentos, traumas e questões de relacionamento, consigo, com os outros e com o mundo.

Com o intuito,  de descobrir como você pode lidar com tudo isso de forma mais leve, a partir de um viver mais tranquilo.  Psicoterapia é um recurso importantíssimo que contribui para a melhora de sua saúde mental, pois te ajuda a olhar com carinho para suas habilidades, qualidades e conquistas, ao mesmo tempo que te permite olhar também para os momentos difíceis de sua vida, seus erros e suas fraquezas.

Existem várias abordagens da Psicologia, que são formas de olhar ou conceituar o homem e o mundo, e em alguma delas você poderá se encaixar.

Recentemente vocês  devem,  ter ouvido bastante falar sobre um novo modelo de psicoterapia – a ONLINE – e isso está gerando uma série de perguntas, que buscarei responder aqui de forma que fique mais claro o entendimento sobre esse novo recurso que está crescendo no mercado de cuidado da saúde mental.

Em 2018, o Conselho Federal de Psicologia permitiu que os atendimentos, antes feitos exclusivamente de forma presencial, pudessem acontecer de forma remota. 

Essa atualização traz mudanças como a liberação para realização de consultas ou atendimentos psicológicos por meio de diferentes ferramentas de tecnologia, com cuidado do profissional para que o atendimento seja realizado com base no código de ética de nossa profissão, garantindo segurança da informação e sigilo.

Outra novidade nessa resolução foi o fato de não ser mais restrito o número de sessões realizadas pelos meios tecnológicos. A resolução nova prevê também a possibilidade de realização de testes psicológicos reconhecidos pelo SATEPSI e processos de Seleção de Pessoal.

É importante lembrar que apenas profissionais previamente cadastrados e autorizados pelo CRP podem realizar este tipo de atendimento online, portanto, se estiver procurando um profissional para atendê-los (as), procure verificar se este tem permissão para tal atuação.

No caso de atendimento de crianças e adolescentes, é necessária a autorização do responsável com um documento de consentimento expresso, assim como uma avaliação prévia para verificar a viabilidade desse processo terapêutico online para cada caso.

Apesar de vivermos em uma era digital, onde grande parte das pessoas têm acesso à internet, esse tipo de atendimento ainda gera algumas dúvidas. Como funciona a psicoterapia online? Existe diferença entre a psicoterapia online e a presencial? A eficácia é a mesma? Quais são as vantagens e desvantagens de se fazer psicoterapia pela internet?

Vou falar sobre alguns pontos que poderá  ajudar vocês a compreender como funciona:

  • Como funciona a psicoterapia online?

A psicoterapia online é feita por chamada de vídeo, através de algum aplicativo seguro que permita essa função (ex.: Skype, Google Meet, etc.. e até mesmo a chamada de vídeo do Whatsapp). Cada sessão tem duração aproximada de 60 minutos, onde o paciente tem um espaço sigiloso e sem julgamentos para tratar as questões importantes de sua vida. É necessário que se procure um local privado, calmo e com uma boa conexão de internet.

 

  • Existe diferença entre a psicoterapia online e a presencial?

A diferença básica entre as duas modalidades de psicoterapia diz respeito à proximidade física entre o psicólogo e paciente. Na psicoterapia presencial o paciente se desloca até o consultório  e se encontra pessoalmente  o psicoterapeuta , já na psicoterapia online, não.

  • A psicoterapia online tem a mesma eficácia da presencial?

Vários estudos comprovam que o atendimento presencial ou online possuem suas vantagens e eficácias comprovadas, alguns inclusive apontam que o processo online pode ser um ótimo recurso àqueles que o acesso ao cuidado de saúde mental é restrito, como pessoas que vivem em cidades sem oferta de profissionais psicólogos; a internet permite que essas pessoas tenham mais acesso para cuidarem de si.

  • Quais são as vantagens e desvantagens de se fazer psicoterapia pela internet?

Existem inúmeras vantagens de se fazer terapia online:

– economia de tempo de deslocamento entre casa/consultório;

– economia nos gastos com combustível ou transporte público;

– conforto e segurança de se fazer terapia no local escolhido por você mesmo;

– menor número de imprevistos, como trânsito engarrafado;

– possibilidade de se consultar com um profissional de outra cidade (ou até outro país), etc.

E as desvantagens, elas existem?

Alguns profissionais argumentam que a ausência da presença humana pode ser um empecilho para a construção de confiança e acolhimento.  Mas é importante estarmos abertos, “as mudanças” e ao “novo”,  que tal,   se desvencilhar dessa ideia e se permitir  conhecer  a psicoterapia online. Você poderá se surpreender…. Fora isso, a única dificuldade surge quando ocorre falta de conexão de internet.

Caso precise de mais informações,  de forma que se sinta mais confortável,  sobre esse tipo de atendimento é só falar ! ?  Te convido a participar de uma conversa inicial, clicando aqui. Nesse  papo inicial, você poderá avaliar como seria a psicoterapia online para você, tirar todas as dúvidas, entenderei sua demanda e conversaremos sobre como será o caminho da psicoterapia.